Notícias


out

24

2017

Universidade Braz Cubas promove diversas ações para a sociedade

Publicado em: Acontece Braz Cubas, Institucional

Além de ser referência no Ensino Superior, ao longo dos seus anos, a  Universidade Braz Cubas tem desempenhado importante papel na sociedade, com a promoção de diversas ações de responsabilidade educacional, ambiental e social para a comunidade, por meio do corpo docente, alunos e colaboradores.

O seu mais novo projeto visa a melhoria da educação pública, auxiliando as redes básicas com ações que possam elevar a qualidade de aprendizado dos estudantes. Entre os trabalhos já iniciados, está a oferta de curso de pós-graduação em Gestão da Aprendizagem, voltado para capacitação professores, em especial da rede pública, que querem fazer algo diferente em sala de aula, a fim de conseguir melhores resultados no processo de aprendizagem dos seus alunos.

A ideia é incentivar e auxiliar os educadores a implantarem em sua proposta pedagógica projetos inovadores que contribuam com a educação básica. Para tanto, a Universidade Braz Cubas  concede bolsas de estudo para professores interessados

Essa ação faz parte do programa Transformando a Educação (TED), resultado de dois anos de pesquisa, que contou com o apoio de associações renomadas em Educação e pesquisas em universidades fora do país. Além de trabalhar com propostas inovadoras, o TED trouxe uma metodologia diferenciada para a Braz Cubas, com propostas de educação que focam na melhoria do aprendizado dos estudantes.

Paralelo ao TED, a Braz Cubas tem desenvolvido atividades que também dão oportunidade para que os universitários desenvolvam atividades práticas fora da sala de aula, tenham contato com a profissão e vivenciem realidades diferentes, que impactam positivamente no crescimento profissional e também pessoal, além de contribuir com a qualidade de vida da comunidade.

A lista de ações realizadas pela Universidade Braz Cubas inclui a parceria do curso de Pedagogia com o Centro Municipal de Paradesporto, no projeto “Mogi Paralímpico” e realiza atividades físicas e “aulas” para criação e montagem de brinquedos. São exercícios em forma de brincadeira, além da montagem de brinquedos pedagógicos e lúdicos para uso da instituição. As atividades envolvem ainda os familiares dos alunos do centro municipal.

Pelo projeto “Roça na Universidade”, o curso tem aberto o Campus para escolas rurais de Mogi das Cruzes, para que possam apresentar projetos e trabalhos realizados em sala de aula durante a visita. Neste momento, há troca de informações e diversas atividades lúdicas e pedagógicas realizadas pelos estudantes do curso. Uma nova edição do projeto “Roça da Universidade” acontecerá na Semana da Pedagogia, realizada entre 25 e 28 de outubro.

Os estudantes de Pedagogia também desenvolvem ações em conjunto com o curso de Psicologia para o atendimento às crianças que passam em atendimento na Clínica de Especialidades, para que possam ajudar na identificação de deficiências e déficit de aprendizado.

 

Atendimento de saúde

Na área da Saúde, a Universidade Braz Cubas já realizou em 2017 quase 40 mil atendimentos sociais gratuitos nas Clínicas de Especialidades. Pelo curso de Enfermagem foram mais de 1,8 mil pessoas. Assim como os acadêmicos de Farmácia que aferiram a pressão arterial, mediram o índice glicêmico e orientaram o uso correto de medicamentos para outras 1,8 mil pessoas.

Entre os atendimentos de pacientes com problemas de coluna, doenças neurológicas infantis, pós-cirurgia ortopédica, incontinências, câncer e que frequentam o Pilates como medida preventiva de alterações posturais, o curso de Fisioterapia recebeu 5,3 mil pessoas. Outras 423 passaram por atendimento psicológico na Universidade.

Na Odontologia, foram mais de 8 mil atendimentos de prótese dentária, endodontia e cirurgia. Parte desses atendimentos é na Clínica de Especialidade do curso e parte na Caravana de Saúde Bucal que, neste ano, visitou Arujá, Barra do Saí e foi até o Líbano, por meio de um acadêmico que é da natural da região.

Também foram coletados dos consultórios odontológicos da região para descarte adequado 20 litros de plástico filme, 1,5Kg de tubos de pasta de dente, 4 kg chumbo de películas, películas radiográficas, mercúrio líquido e resíduo de amálgama, além da doação de 1,5 mil kits odontológicos.

Essas atividades, além de proporcionarem às pessoas, em especial de baixa renda, um atendimento especializado, têm cunho social uma vez que promovem campanhas para arrecadação de alimento. É o caso da Optometria que realizou testes de acuidade visual e refração em 19,3 mil pessoas e também arrecadou, durante a Semana Acadêmica, 150 kg de alimentos.

Anualmente, o curso de Ciência Contábeis auxilia as pessoas na elaboração e envio da Declaração de Imposto de Renda. Neste ano, foram atendidas 178 pessoas, resultando na arrecadação de 275 kg de alimentos e 100 fraldas geriátricas doadas para duas instituições da cidade.

O curso de Direito já atendeu 2,3 mil pessoas neste ano por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas.

A Universidade Braz Cubas também mantém um Núcleo de Acessibilidade, que recebeu neste ano 27 pessoas, uma Agência Experimental, coordenada pelo curso de Marketing, que fez 11 atendimentos nos últimos meses.

 

Meio ambiente

Com cunho social, ambiental e voltado para o incentivo de práticas saudáveis e paz no trânsito, a Universidade Braz Cubas realizará em outubro a 2ª edição do Pedala Braz Cubas. O evento é gratuito e visa arrecadar alimentos e um item de higiene ou limpeza que serão revertidos para a associação que trabalha com famílias refugiadas. Na primeira edição, em 2016, foram 400 participantes e 250 kg de alimentos não-perecíveis, além de brinquedos.

O Meio Ambiente também é o foco dos estudantes da aula de Paisagismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Em setembro, eles plantaram no Campus 100 mudas, entre espécies como ipê-amarelo-do-brejo, ipê-amarelo-cascudo, quaresmeira rosa e roxa, macaná-da-serra, mulungo, aroeira, jerivá. A Universidade também coleta óleo de cozinha que é encaminhado para o programa Renova, da Biobrás.

 

Mercado de Trabalho

O UBC Open também atua diretamente com os alunos, mas auxiliando os estudantes do Ensino Médio na escolha profissional. No evento, os alunos podiam participar de dezenas de oficinas interativas gratuitas realizadas por profissionais e professores de diversas áreas. As atividades foram planejadas para que os estudantes se aproximassem das rotinas profissionais e conhecessem melhor o dia a dia de uma universidade.

 

Bolsas de Estudo

Nos últimos anos, em todo semestre, a Universidade Braz Cubas faz um vestibular diferente chamado “Top”, que oferece bolsas gratuitas para os candidatos que tiram as melhores notas na prova. A proposta da universidade é estimular os jovens a estudarem e também dar a oportunidade do acesso ao Ensino Superior para as pessoas que não têm condições financeiras. A quantidade de bolsas de estudo é definida em cada processo seletivo.

 

Mostra de Projetos Integradores

Os alunos da Universidade Braz Cubas participam duas vezes por ano da Mostra de Projetos Integradores, que faz parte da disciplina que visa à pesquisa e prática de temas debatidos em aula. Por média, mais de 900 projetos serão apresentados pelos estudantes nas áreas de humanas, exatas e saúde. São projetos que associam o conhecimento teórico e prático, e ainda cumprem com um papel social importante, pois os trabalhos visam melhorar a acessibilidade, o desenvolvimento urbano e social do município. Um dos exemplos mais recentes foram os protótipos de bicicletas a remo desenvolvidos pelos alunos do curso de Engenharia para pessoas com mobilidade reduzida nos membros inferiores e foram doados a uma Organização Não-Governamental (ONG) de Mogi das Cruzes, que trabalha com diferentes tipos de deficiência em jovens e adultos.

 


Brazcubas - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade