Sobre a EAD


Se você quer ou precisa fazer um curso superior, mas não pode frequentar a universidade todos os dias da semana, a EaD da Universidade Braz Cubas oferece duas modalidades para você escolher: semipresencial ou on-line! Nas duas você vai encontrar o mesmo conteúdo, as mesmas atividades e a mesma formação profissional.

Modalidade Semipresencial

Se você gosta de trabalhar em equipe, trocar ideias e aprender com os colegas, a sua modalidade ideal é a semipresencial! Nesse formato, você vai ao polo de apoio presencial uma vez por semana, realiza atividades com os colegas de turma, troca informações e tem o apoio do tutor presencial para esclarecer suas dúvidas. Durante os outros dias da semana, a interação continua via internet no seu ambiente virtual de aprendizagem.

Modalidade On-line

Se você é organizado, tem disciplina para estudar e não tem disponibilidade para ir ao polo, a sua opção deve ser a modalidade on-line. Nesse formato você tem toda a flexibilidade de horário e estuda no momento que quiser e no local que desejar (em casa, no trabalho, no hotel etc.). Você assiste às teleaulas e participa dos fóruns de discussão via internet, e vai ao polo apenas em momentos obrigatórios durante o semestre, para realizar as avaliações presenciais, por exemplo.

Nas duas modalidades, a EaD da Universidade Braz Cubas oferece:

  • Professores e tutores preparados para orientá-lo em todas as suas dúvidas;
  • Polos de apoio presencial estruturados, próximos da sua casa ou trabalho;
  • Livros didáticos produzidos por professores especialistas, mestres e doutores;
  • Teleaulas produzidas pela universidade, com linguagem dinâmica e envolvente;
  • Ambiente virtual para complementar o aprendizado e execução de tarefas;
  • Programa de ambientação para o uso das ferramentas de ensino;
  • Processo seletivo agendado: você escolhe o dia e horário da sua prova.

O que há de novo?

Vivemos uma nova era na comunicação e na educação. Diariamente, novas tecnologias, tendências e ferramentas de informação surgem como possibilidades para discutir e expor nossas opiniões. E a Universidade Braz Cubas acompanha essas transformações e, por isso, idealiza um novo modelo de educação a distância e propõe um processo de ensino-aprendizagem com características próprias.

Seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e os Referenciais de Qualidade da Educação a Distância, a UBC inicia um projeto arrojado, com foco no aluno e aprendizagem mediada pelas tecnologias da informação.

No polo as salas de aula ganham novo formato e passam a funcionar como espaços de estudo, análise e discussão. Nelas os tutores presenciais orientam os alunos por curso, com foco no desenvolvimento das atividades em grupo e individuais. Eles também acompanham as atividades dos alunos que estão explicitadas no plano de estudo de cada uma das disciplinas, já entregues aos alunos no primeiro dia de aula.

O ambiente virtual continua oferecendo todo o conteúdo das disciplinas, porém ampliam-se as discussões nos fóruns e a aprendizagem colaborativa passa a ser valorizada, complementando os debates sugeridos e abrindo novos temas de trabalho. Nesse ponto, o tutor on-line tem papel primordial na interação constante com os grupos e fomentação dos aspectos criativos dos alunos.

Sistema de avaliação

O sistema de avaliação também foi alterado e passa a ser trabalhado a partir das seguintes ferramentas e pesos:

  • Prova Final: 52% – com perguntas objetivas;
  • Medição Intermediária – 30% – com questões específicas das duas primeiras semanas;
  • Atividades Aplicadas Específicas – 18% – no ambiente virtual com correção automática.

Para ser aprovado, o aluno deve ter média igual ou superior a 6,0. Caso o aluno não atinja a média, ele poderá ser submetido a uma avaliação para substituir a nota da Prova Final da disciplina. Essa prova também poderá ser feita por aqueles que, por ventura, tenham faltado no dia da Prova Final. Abaixo de 6,0 o aluno estará reprovado e fará a matrícula novamente na disciplina para cumpri-la no sistema de dependência on-line chamado de autoaprendizagem. Caso o aluno seja reprovado em quatro disciplinas do mesmo semestre, ele estará reprovado na série, devendo cursá-la novamente. Se atingir quatro reprovações em semestres distintos, o acadêmico deverá interromper o curso para cumprir as dependências.

Já estudo na EaD da Braz Cubas. O que mudou?

Até agora, a Braz Cubas na educação a distância só ofertou a modalidade semipresencial. Esta continua, mas ganha outros elementos, atualiza-se e amplia a qualidade do processo e focando numa aprendizagem de desenvolvimento e aplicação de conteúdos.

Até 2013 o modelo da EaD da UBC era único, com aulas semipresenciais oferecidas semanalmente nos polos de apoio presencial para acompanhamento das teleaulas e desenvolvimento de dinâmicas presenciais em grupo, e a avaliação final de cada disciplina, da semana dos cursos e os exames finais. As disciplinas eram modulares uma a uma e disponibilizadas individualmente a cada três semanas durante o semestre.

No polo de apoio presencial as salas de aula ganham novo formato e passam a funcionar como espaços de estudo, análise e discussão. Nelas os tutores presenciais orientam e dão apoio aos alunos, com foco no desenvolvimento das atividades em grupo e individuais. Eles acompanham as atividades dos alunos que estão explicitadas no plano de estudo de cada uma das disciplinas.

Como os semestres serão estruturados?

Teremos um tempo maior de estudo para as disciplinas, que agora caminham juntas, oferecidas durante seis semanas sempre em duplas. O semestre passa a obedecer ao sistema organizado em séries (não mais por disciplinas) e é instituída a Semana Acadêmica e a Semana de Revisão.

O ambiente virtual continua oferecendo todo o conteúdo das disciplinas, porém ampliam-se as discussões nos fóruns e a aprendizagem colaborativa passa a ser valorizada, complementando os debates sugeridos e abrindo novos temas de trabalho. Nesse ponto, o tutor on-line tem papel primordial na interação constante com os grupos e fomentação dos aspectos criativos dos alunos.