PROJETOS INTEGRADORES


O Projeto Integrador é um componente curricular presente na matriz curricular de todos os cursos de graduação da Brazcubas, sendo ministrado em todos os semestres de cada um dos cursos em todas as modalidades (presencial, semipresencial e EAD). O papel deste componente é aproximar de forma interdisciplinar o aluno do seu futuro campo de atuação, nele são desenvolvidas atividades práticas e de investigação sempre orientadas pela pesquisa, sendo responsável por grande parte dos futuros trabalhos de iniciação científica. Dentro do projeto são realizados estudos voltados para a solução de problemas da sociedade em alguns casos apoiados pela comunidade, indústrias, por entidades locais e pelo poder publico.

Nos cursos de bacharelado em que são desenvolvidos Trabalhos de Conclusão são os professores dos Projetos Integradores que orientam o Projeto de Pesquisa e os Trabalhos Finais, muitos deles já publicados ou apresentados à comunidade acadêmica e ao público em geral.

A relação entre a disciplina do Projeto Integrador frente à pesquisa se dá por meio de orientação, acompanhamento e avaliação da produção de trabalho que integre as disciplinas do semestre no curso. O trabalho integrador se dá por eixos temáticos escolhidos pelos orientadores, por escolha do grupo sempre respeitando as linhas de pesquisa do curso ao qual pertença. O objetivo é aprimorar a aprendizagem de forma interdisciplinar, integrando a teoria e a prática, buscando relacionar a aprendizagem na sala de aula com a pesquisa e com a prática profissional.

Neste período o aluno deixa de ser apenas aprendiz para se transformar em agente transformador da realidade. Exemplo disso são os vários protótipos elaborados por alunos dos cursos das Engenharias. Projetos que podem ajudar pessoas com deficiência visual a se locomoverem com mais segurança ou pessoas com o movimento do corpo comprometido a conquistarem uma melhor mobilidade.