ENADE, Exame Nacional do Desempenho do Estudante, é uma prova aplicada pelo MEC com o objetivo de avaliar os cursos de graduação a partir das habilidades e conhecimentos adquiridos pelos estudantes desses cursos.

A prova acontece no final de cada ano, com a participação dos alunos concluintes dos cursos selecionados.

 

Perguntas frequentes

É uma ferramenta que busca avaliar os cursos de graduação a partir das habilidades agregadas e competências adquiridas pelos estudantes desses cursos, observados a partir de uma prova elaborada tendo em vista medir as habilidades e competências esperadas conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso.

  • Avaliar a qualidade do curso através do próprio aluno egresso: O resultado do ENADE avalia a Instituição de Ensino a partir dos resultados médios padronizados dos estudantes.
  • Legalidade do Diploma: É referencial básico para os processos de recredenciamento institucional e renovação de reconhecimento de cursos.
  • Representatividade do Diploma: A sociedade, Conselhos e o mercado profissional espelham nele a qualidade das Instituições de Ensino e seus cursos ao promover suas opções de escolha e seleção profissional.

Porque ela atribui uma nota ao seu curso no MEC que valida seu diploma no mercado. Assim os bons resultados obtidos no ENADE, refletem na média dos conceitos dos cursos.

Sim, pois, do contrário, você estará impedido de colar grau, obter seu diploma de graduação até que a situação seja regularizada.Mas não apenas fazer a prova, mas fazê-la de modo responsável e comprometido é importante porque o ENADE é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior.

  1. Saber da sua condição de inscrito no ENADE, se: INGRESSANTE, CONCLUINTE OU IRREGULAR.
  2. TOMAR CONHECIMENTO DO EDITAL DO ENADE;
  3. Completar o cadastro do estudante até 21/11/2018;
  4. Preenchimento do Questionário do Estudante até 21/11/2018;
  5. Tomar conhecimento dos locais de prova (Disponível pelo INEP em 09/11/2018);
  6. Comparecer ao local de prova munido de documentação, material e conforme demais critérios especificados no edital;
  7. Fazer a prova com diligência e responsabilidade;
  8. Informar-se do seu resultado individual.

10 questões de Formação Geral:

  • 8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas que avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto
  • 30 questões do Componente Específico da área avaliada envolvendo situações-problema e estudo de casos (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas)
  • Questionário de percepção sobre a prova

Prova com duração de 4 (quatro) horas

CONTEÚDO: Questões versando sobre conteúdos relacionados às competências e habilidades requeridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso de graduação.

  • Fica irregular e pode ter atraso na colação de grau e consequente emissão do diploma;
  • Pode requerer dispensa justificada em janeiro de 2019 na forma estabelecida no edital do ENADE 2018;
  • Deve lembrar a coordenação de curso de inscrevê-lo em 2019, como irregular de anos anteriores.
  • Prejudica a avaliação do seu curso;
  • Prejudica a imagem do seu diploma, pois sua instituição ficará mal avaliada;