Radiologia


Capacita o aluno para operar equipamentos de Radiologia Digital, Mamografia, Densitometria, Odontologia, Medicina Nuclear, Veterinária, Hemodinâmica, Industrial, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. A competência do Tecnólogo em Radiologia ainda abrange a área de Docência, Gestão de pessoal, Radiologia Forense e aplicações em equipamentos de alta complexidade. *Este curso possui obrigatoriedade de estágio.

Mercado de Trabalho

O Mercado de trabalho na área de Radiologia está aquecido, pela valorização da moeda nacional, pois várias clínicas e hospitais estão trocando ou aumentando os seus equipamentos de diagnósticos.

Profa. Livia Maria Rossatto

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2001), especialização em Enfermagem em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Formação Pedagógica para Enfermeiros pela Universidade Federal de Juiz de Fora/FIOCRUZ (2004), mestrado na área de Sustentabilidade – Linha de Pesquisa Ambiente e Saúde pelo Centro Universitário de Caratinga (2008).

O Curso de Tecnologia em Radiologia, em sua organização didático-pedagógica, cumpre a concepção de educação superior com o princípio da indissociabilidade entre ensino, atividades investigativas e extensão, disposto no artigo 207 da Constituição Brasileira, de 1988.

Faz parte do conteúdo programático do curso, as atividades abaixo:

• Estágio Supervisionado: Juntamente com um corpo docente especializado nas disciplinas especificas do curso, destacam se os estágios supervisionados: Estágio de Técnicas Radiológicas, Mamografia,  Densitometria, Radioterapia, Radioterapia Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, dentro da disponibilidade do aluno, sendo de segunda a segunda das 7:00 h as 22:00 h, nos melhores e mais modernos hospitais de região do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Grande São Paulo.
• Cursos, Palestras e Eventos: Os alunos e professores do curso participam ativamente de eventos da área de Radiodiagnóstico no estado de São Paulo, entre eles, a Jornada Paulista de Radiologia, o Simpósio Cimas e a Semana do Curso de Radiologia.

O curso disponibiliza de diversos laboratórios para a realização de suas aulas práticas, sendo eles: microscopia, anatomia humana, fisiologia, microbiologia/imunologia e parasitologia, química, laboratório de Técnicas Radiológicas (ambiente com visão ampla de vidro onde encontra-se instalado o comando do equipamento do raios-x e o simulador para o desenvolvimento das técnicas radiológicas), laboratório de Pesquisa e Diagnóstico (ambiente com 6 bancadas com 4  negatoscópios sobre cada uma e  no outro lado outras 6 bancadas com 6 negatoscópios sobre cada uma, totalizando  60 negatoscópios ao todo. Possui cerca de 2 mil imagens raios-x, tomografia computadorizada, mamografia e ressonância magnética para que os alunos identifique os métodos e reconheçam as estruturas anatômicas em cada método), e multidisciplinar de Enfermagem (ambiente com acomodação para todos os insumos, manequins instrumentos cirúrgicos para atendimento pré-hospitalar e todos os equipamentos necessários).

Notícias sobre o curso
Em 2012, cerca de 150 instituições de ensino superior do país tiveram os cursos de graduação na área de Saúde suspensos pelo MEC devido ao desempenho insatisfatório no ENADE. Foram mais de 50 mil cortes de vagas em todo país. O Curso de Tecnologia em Radiologia é o único da região do Alto Tietê com o reconhecimento do MEC e com avaliação positiva pelo ENADE, o que valoriza o diploma, abrindo portas para a empregabilidade. Hoje, muitas empresas verificam a nota do exame no ato da contratação.  O curso é baseado na aprendizagem ampliada e conta com estágios curriculares em todas as modalidades de diagnóstico por imagem além de fornecer seguro, dosímetro e estágios conforme a disponibilidade do aluno.


Valor do Investimento

Consulte os preços no polo de sua candidatura. Consulte o contato dos polos.