Óptica e Optometria


O curso é vinculado à área de Física-Médica e visa a formação de profissionais capacitados para atuar em níveis de atenção à saúde e ao estudo técnico-óptico, na promoção, prevenção, aviamento de receitas e laudos optométricos e manufatura das compensações ópticas. É o único curso de nível superior na modalidade de Óptica e Optometria reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e proporciona o desenvolvimento integral do aluno, assegurando-lhe a formação comum, indispensável para o exercício da cidadania e ao preparo para profissão qualificada.

Mercado de Trabalho

O Óptico optometrista pode atuar como: profissional liberal no domínio da Óptica e da Optometria; estabelecimentos de óptica e de optometria na qualidade de responsável técnico; no SUS (Sistema Único de Saúde) nos cuidados primários oculares; atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Óptica e Optometria; protético ocular; contatologia (adaptação de lentes de contato); refração (exame de vista); ortótica (reabilitação visual em casos de desvios oculares); prestar consultorias e perícias, dar pareceres e atuar no sentido de que a legislação, relativa a área de óptica e optometria seja cumprida; desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.

Profª Ms. Márcia Regina Pinez Mendes

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano pela UNICAMP; especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UNICID; especialista em Didática do Ensino Superior pela UNIB; especialista em Administração Hospitalar pelo ITT; graduada em Fisioterapia pela UNIMEP; atua em docência do ensino superior desde 1986. Publicações em revistas da área de Fisioterapia e em Congressos.

O conteúdo curricular do curso contempla as diferentes áreas, a saber:

  • a) Ciências Biológicas e da Saúde: contribuindo para a compreensão do processo saúde/doença no desenvolvimento da assistência de optometria.
  • b) Ciências Humanas, Sociais e Ambientais: contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individuais e coletivos, do processo saúde/doença.
  • c) Profissionalização da Optometria: incluem-se conteúdos fundamentos de Óptica e Optometria, técnicos e metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao exercício profissional do optometrista em nível individual e coletivo.

Os alunos do curso de Óptica e Optometria da Braz Cubas têm à disposição os laboratórios de Optometria, Anatomia Humana, Microscopia, Prótese e laboratório de Física para que realizem aulas práticas e deem continuidade às atividades realizadas em sala de aula.

  • Projeto Integrador:  Ao longo dos 6 semestres de curso, o aluno desenvolve diversas atividades práticas através do Projeto Integrador, atividade que visa convergir os conteúdos de cada semestre letivo para uma atividade prática acadêmica, para que os alunos apliquem os conteúdos na prática, desenvolvendo projetos ligados à área de formação.
  • Estágio supervisionado: As áreas de estágio representam as especialidades profissionais em que há atuação do óptico-optometrista. O estágio é curricular supervisionado e obrigatório; compreende 480 horas, distribuídas em 05 (cinco) áreas diferentes. Cada área tem um supervisor que acompanha e avalia o aluno dentro de seu grupo. As áreas de estágio do Curso de Tecnologia Óptica e Optometria da Braz Cubas são:
    - Optometria (270 horas)
    - Óptica (60 horas)
    - Ortóptica (60 horas)
    - Interdisciplinar (12 horas)
    - Contatologia (78 horas)
  • Locais de Estágios: Ocorrem em Instituições conveniadas com a UBC -   asilos, creches e orfanatos. Algumas ações extras ocorrem com apoio de Instituições como Rotary, Prefeituras, etc. O estágio inicia-se no quarto semestre e estende-se até o último semestre (sexto semestre), e ocorre no período matutino e/ou vespertino.
  • Atividades Práticas Supervisionadas: A cada 80 horas do curso de Óptica e Optometria da UBC há uma carga horária total de 14 horas que deve ser cumprida para as atividades fora da sala de aula. Essas atividades são registradas, acompanhadas e avaliadas pelo Orientador, na ficha de cada aluno (Instrumento de acompanhamento e avaliação do Aluno) e são monitoradas no decorrer do curso.
  • Cursos, Palestras e Eventos: Os alunos de Óptica e Optometria da UBC são constantemente incentivados a participar de eventos externos, cursos e aprofundamentos teóricos. O curso possui dois eventos de catálogo de atualização, que ocorrem, no 1º e 2º semestres de cada ano letivo.