Óptica e Optometria


Este curso forma profissionais capacitados para atuar em níveis de atenção à saúde e ao estudo técnico-óptico, na promoção, prevenção, aviamento de receitas e laudos optométricos e manufatura das compensações ópticas. O mercado de trabalho está aberto para profissionais liberais, estabelecimentos de óptica e optometria como responsável técnico, Sistema Único de Saúde (SUS), prestação de consultorias, pesquisas, pareceres legislativos e inovação num mercado em constante transformação. Exclusividade dos polos Avenida Paulista, Belo Horizonte, Curitiba – Vila Hauer e Rio de Janeiro da Brazcubas, o curso de Óptica e Optometria oferece ao aluno uma infra-estrutura de laboratório, com equipamentos de ponta, para uso em aulas práticas todas as semanas.

Mercado de Trabalho

O Óptico optometrista pode atuar como: profissional liberal no domínio da Óptica e da Optometria; estabelecimentos de óptica e de optometria na qualidade de responsável técnico; no SUS (Sistema Único de Saúde) nos cuidados primários oculares; atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Óptica e Optometria; protético ocular; contatologia (adaptação de lentes de contato); refração (exame de vista); ortótica (reabilitação visual em casos de desvios oculares); prestar consultorias e perícias, dar pareceres e atuar no sentido de que a legislação, relativa a área de óptica e optometria seja cumprida; desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.

Profª Ms. Márcia Regina Pinez Mendes

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano pela UNICAMP; especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UNICID; especialista em Didática do Ensino Superior pela UNIB; especialista em Administração Hospitalar pelo ITT; graduada em Fisioterapia pela UNIMEP; atua em docência do ensino superior desde 1986. Publicações em revistas da área de Fisioterapia e em Congressos.

O conteúdo curricular do curso contempla as diferentes áreas, a saber:

a) Ciências Biológicas e da Saúde: contribuindo para a compreensão do processo saúde/doença no desenvolvimento da assistência de optometria.
b) Ciências Humanas, Sociais e Ambientais: contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individuais e coletivos, do processo saúde/doença.
c) Profissionalização da Optometria: incluem-se conteúdos fundamentos de Óptica e Optometria, técnicos e metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao exercício profissional do optometrista em nível individual e coletivo.


Valor do Investimento

Consulte os preços no polo de sua candidatura. Consulte o contato dos polos.