Odontologia


Prepara o aluno para desempenhar a Odontologia nos vários segmentos do mercado: Estratégia Saúde da Família (ESF), odontologia hospitalar, odontologia corporativa, perito odontológico, serviço público de atendimento à população, consultório particular, rede de convênios, pesquisa clínica e acadêmica e docência.

Mercado de Trabalho

O cirurgião-dentista tem competência para trabalhar nos âmbitos ambulatorial (privado e público) e hospitalar, podendo atuar diretamente na realização de procedimentos clínicos e preventivos, bem como na gestão do serviço, somando esforços na Estratégia Saúde da Família, núcleo de um programa governamental. Pode se especializar em: Ortodontia, Implantodontia, Odontologia do Trabalho, Odontologia Hospitalar, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, além da atuação com Pesquisa e Desenvolvimento de produtos.

Profa. Bianca Freo

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Possui Graduação em Odontologia pela Sociedade Civil de Educação Braz Cubas (2001). Mestrado em Diagnóstico Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2008). Doutorado em Diagnóstico Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2014). Atualmente atua como Coordenadora do Curso de Odontologia da Braz Cubas . Professora das Disciplinas de Estomatologia Clínica e Biossegurança na Faculdade de Odontologia da Braz Cubas. Experiência profissional nas áreas Acadêmica e Clínica da Odontologia, com ênfase em Estomatologia Clínica - Diagnóstico Bucal e Biossegurança em Ambiente Odontológico.

Coordenação de TCC:

Prof. Rafael Ribeiro

Supervisão de Estágio: Prof. Rafael Ribeiro

O curso de Odontologia tem seu projeto pedagógico centrado na aprendizagem ampliada. As disciplinas são estrategicamente dispostas para introdução das atividades práticas precocemente. A avaliação é feita de modo integrado e avalia o aluno não pela sua capacidade de decorar os conteúdos. A ideia é despertar os pensamentos crítico e reflexivo, importantes para a prática profissional. O curso de Odontologia segue as novas determinações do Ministério da Educação (MEC). Todo aluno para formar-se cirurgião dentista deverá cursar todas as disciplinas, cumprir com as 800 horas de estágio supervisionado (na própria clínica da Instituição), cumprir com as atividades complementares e entregar o Trabalho de Curso.

Os alunos do curso de Odontologia tem à disposição para a realização de suas aulas práticas uma clínica ampla, com ambientes de atendimentos clínicos e laboratoriais, que prestam atendimento diferenciado e de qualidade à população.

O espaço conta com uma Clínica de Radiologia destinada a tomadas radiográficas (RX), inclusive do tipo panorâmico e laboratório de prótese. A central de esterilização permite a obtenção dos mais rigorosos controles de prevenção de contaminação e de biossegurança, sempre de acordo com o que determina os órgãos de vigilância sanitária. A clínica é dotada de centro cirúrgico, onde são realizados procedimentos mais complexos que necessitam de equipamentos especiais e isolamento para evitar infecções. Há também os laboratórios com simuladores da realidade prática para os alunos desenvolvem as habilidades manuais exigidas pela profissão de cirurgião-dentista. É neste contexto que a Braz Cubas destaca-se como uma das instituições com a estrutura física e pessoal mais avançada, representando a vanguarda nos tratamentos odontológicos.

Biblioteca Virtual

Além de nosso acervo físico, os alunos contam com a praticidade e comodidade da Biblioteca On-line.

  • Atividades Complementares: São muitas as oportunidades que o aluno tem para completar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As parcerias proporcionam amplas condições de experimentação clínica. Os diversos cursos, palestras, mesas redondas e atividades de atendimento à comunidade permitem conhecer a realidade das condições bucais da população brasileira e auxiliam no entendimento de que a Odontologia precisa de profissionais qualificados e preocupados com as questões sociais.
  • Cursos, Palestras e Eventos: O curso de Odontologia promove diversos eventos durante o semestre. Dentre eles as campanhas de prevenções: a Caravana da Saúde Bucal, que orienta sobre os cuidados com a boca em bairros mais distantes, onde a população é ainda mais carente.
  • Campanha de Prevenção do Câncer de Boca: diagnostica precocemente os casos de câncer de boca.
  • Congresso Odontológico da Braz Cubas: realizado na semana em que se comemora o Dia do Dentista (25 de outubro). Neste congresso, renomados profissionais da área palestram sobre assuntos de vanguarda e os alunos da Braz Cubas e de outras instituições apresentam suas produções acadêmicas. Prêmios, sorteios, exposições de empresas do ramo odontológico fazem deste evento o maior na área de Odontologia da região.

Diferenciais do Curso:

  • Eventuais parceiros: O curso de Odontologia tem diversos parceiros que colaboram para a realização de atividades importantes. Entre eles se destacam: 
  • Prefeitura de Mogi das Cruzes: Os alunos participam de diversas campanhas de prevenção realizadas no município e podem desenvolver estágios nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, sob a supervisão de cirurgiões-dentistas da rede. 
  • Fundo Social de Solidariedade do Município de Mogi das Cruzes: Diversas ações sociais organizadas pelo Fundo Social são apoiadas e realizadas pelos alunos e professores da Braz Cubas. 
  • Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes: Os pacientes nefropatas são encaminhados para a clínica de Odontologia para o atendimento multiprofissional. 
  • APAE de Mogi das Cruzes: São realizados atendimentos no consultório da própria APAE por professores e alunos do curso de Odontologia. Os casos mais complexos são encaminhados para a Clínica Odontológica da instituição. 
  • Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer (GAPC): Os pacientes do grupo são encaminhados ao tratamento odontológico na Braz Cubas. Se diagnosticados problemas relacionados ao câncer, são encaminhados ao Grupo de Apoio para o atendimento integrado de Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia.
  • Conselho Regional de Odontologia: Inúmeras ações de valorização da profissão são realizadas em conjunto com o Conselho Regional visando formar no aluno a responsabilidade pelo trabalho que dignifique a profissão.
  • Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD): Cursos, palestras e atividades sociais são desenvolvidos em parceria com a associação, colaborando para o aprimoramento dos alunos e profissionais da região.

 

Sites interessantes

• www.crosp.org.br
• www.cfo.org.br
• www.apcd.org.br
• www.coubc.com
• www.guiadoestudante.abril.com.br