Marketing


Prepara o profissional para empreender e propor métodos e ações do composto de marketing (desenvolvimento de projetos de lançamentos de produtos, precificação, distribuição e comunicação) que tragam resultados positivos para empresas de varejo, prestadores e serviços, indústrias, dentre outros setores em todos os segmentos de mercado. Obter habilidades e capacitação para dominar as etapas de diagnóstico, planejamento, implantação, operação e avaliação de sistemas de marketing e desenvolvimento de pesquisas que permitam verificar as ameaças e oportunidades mercadológicas compõem o foco do curso. O curso tem uma proposta totalmente voltada para a prática empresarial. Converse com o coordenador sobre parceria com as seguintes universidades americanas:   logos Clique aqui e saiba mais sobre o programa de bolsa de estudo no exterior.  

Mercado de Trabalho

Atualmente a maior porta de entrada no mercado de trabalho tem sido o marketing digital, área em ascensão devido ao grande avanço tecnológico. O tecnólogo em Marketing também pode atuar em empresas privadas, públicas e no Terceiro Setor em departamentos de marketing, planejamento e comunicação, além de receber consistente bagagem teórica e prática para empreender num negócio próprio.

Profº Antônio Carlos Lima

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Mestre em Administração - Gestão estratégica de organizações, com grande experiência na área de Tecnologia da Informação e Educacional. Sólida experiência com atuação destacada na área de Gerência de Projetos. Profissional com mais de 20 anos de atuação na área educacional. Sucesso em comissões do MEC para autorização e reconhecimentos de cursos. Atuação destacada na reorganização da coordenação de cursos de graduação e ensino técnico. Sucesso na implantação de disciplinas em EAD. Otimização de recursos financeiros e redução da inadimplência e evasão. Experiência em grupos de trabalho relacionados ao ENEM e ENADE Participação de grupos de estudo para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). Participação destacada na elaboração de Planos de Desenvolvimento Institucional. Experiência na definição de grades curriculares e conteúdos programáticos e reestruturação de cursos. Análise e seleção de material didático (Ensino médio e Graduação). Gerenciamento de equipe de professores. Experiência em condução de reuniões com professores e pais. Professor em nível técnico, graduação e pós-graduação. Sólida experiência na coordenação de cursos técnicos. Excelentes práticas para mediação de conflitos. Coordenação de equipes de implantação de Sistemas de Gestão Empresarial. Sólidos conhecimentos de Análise, Desenvolvimento de sistemas e Bancos de Dados. Gerenciamento de equipes de desenvolvimento de sistemas. Professor em nível técnico, graduação e pós-graduação. Mais de 25 anos de atuação na área de tecnologia da informação.

O Projeto Pedagógico do curso contribui para a construção de uma base inovadora no ensino Tecnológico. Ancorado em uma forma específica de ensino que contempla ações integradas, tanto curriculares como extracurriculares, que buscam prover os alunos do curso, de conhecimentos e práticas que os encaminhem para a execução de projetos, que nada mais são do que exercícios específicos do compreender/fazer. Esta ponte entre teoria e prática, não raro, é feita pelo educando somente após a conclusão do curso.

Os alunos dos cursos da área de Comunicação e Marketing utilizam de 18 laboratórios nas mais diferentes atividades de caráter profissional, reunidos num espaço denominado ECAP – Escola de Comunicação Aplicada. São laboratórios de Rádio, Televisão, Fotografia, Mídia Interativa e área técnica que são utilizados pelos alunos das áreas de Comunicação e Marketing. Para a formação profissionalizante dos acadêmicos do curso, ainda são utilizados os seguintes laboratórios:

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA BRAZ CUBAS, composta pelas seguintes áreas:
Planejamento, Criação e Redação: Totalmente informatizada, essa área é utilizada pelos alunos para a elaboração de projetos para os clientes e que podem ser: planos de marketing, de comunicação, matérias, produção de jornais e textos para rádio e TV. A partir de reunião do atendimento da agência para a confecção do briefing do cliente, professores e alunos concebem o planejamento das ações que serão realizadas. Os planos são revisados e analisados pelos professores das diversas disciplinas correspondentes.

Planejamento Gráfico: Composto por mesas de diagramação, este laboratório é utilizado para a montagem de todo material impresso. Após revisão pelos professores, as matérias são diagramadas conforme projeto gráfico proposto.

Laboratório de Fotografia: Dotado de equipamentos como ampliadores e reveladores, este laboratório é utilizado para a produção de fotos que serão publicadas no material impresso ou online. Nele os alunos aplicam a teoria adquirida na disciplina correspondente.

Laboratório de Projeto: É destinado à produção de jornais, revistas e outros veículos impressos. É dotado de equipamentos de computação, de impressão, monitores de televisão, equipamentos de rádio e jornais do estado e da região, utilizados para captação de informações.

Laboratório de Computação: Com cerca de vinte computadores nos quais estão instalados programas de editoração, este laboratório é utilizado para as aulas de redação, edição e planejamento gráfico.

Complexo de estúdios de Rádio e TV, com laboratórios:
Radio: Neste laboratório os alunos produzem programas informativos para rádio. Também são produzidos produtos publicitários, além de podcasts para sites, blogs e as revistas digitais.

Televisão: O estúdio de televisão é utilizado para a produção de programas informativos como telejornais, documentários, entrevistas, debates, mesas-redondas, vídeos publicitários, etc. Após reunião de pauta, os alunos saem a campo para captação de imagem e coleta de dados e gravação de sonoras. Para isso, a instituição disponibiliza uma equipe técnica que acompanha os trabalhos acadêmicos. O Laboratório de Telejornalismo possui hoje duas ilhas de edição, onde todo o material é montado para a finalização do programa. No estúdio, são gravadas chamadas e apresentações de todas as matérias editadas na ilha.

Ao longo dos quatro semestres de curso, o aluno desenvolve diversas atividades práticas através do Projeto Integrador, atividade que visa convergir os conteúdos de cada semestre letivo para uma atividade prática acadêmica, para que apliquem os conteúdos na prática, desenvolvendo projetos ligados à área de formação.

Trabalhos de Curso: Na Braz Cubas é aplicado o Projeto Integrador IV, cujo objetivo é a iniciação científica embasando um projeto de marketing e comunicação. Ficará a cargo do professor orientador do componente curricular Projeto Integrador IV integrar conceitualmente todas as disciplinas do curso a fim de que o aluno construa um Projeto mercadológico para apresentar para banca de professores e profissionais do mercado de comunicação. A proposta pode envolver ainda a permanência do aluno na Agência Experimental e por sua participação em determinado job, que este seja escolhido como objeto do Projeto Experimental.

Cursos, Palestras e Eventos:

Semana Mídia Mix: Semana de fechamento do semestre com convidados da área de comunicação que inclui: palestras, exposições, debates, seminários, visitas, feiras, oficinas, apresentações, etc.

Movióla: Cinema em debate (mensal) – Sessão de filmes, documentários, animações, onde acontecem discussões e debates sobre a obra.

PROCAP: Projeto Clientes Agência Portfolium - Evento semestral em que todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos Projetos Integradores são mostrados por eles e comentados pelos clientes da Portfolium, compondo um cenário real do que, em geral, é vivenciado por profissionais no mercado de trabalho.

SITES INTERESSANTES

• Agência Experimental de Comunicação Integrada: https://facebook.com/ubcagencia/?fref=ts
• Conselho Executivo das Normas-Padrão: www.cenp.com.br
• Mundo do Marketing: www.mundodomarketing.com.br
• Portal do Marketing: www.portaldomarketing.com.br
• ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto: www.abemd.org.br
• Revista Exame: www.exame.abril.com.br
• Revista Marketing: www.revistamarketing.com.br
• Comunique-se: www.comunique-se.com.br
• INTERCOM: www.intercom.org.br/index.shtml
• Jornal Propmark: http://propmark.uol.com.br
• Revista Meio & Mensagem: www.meioemensagem.com.br
• APP – Associação dos Profissionais de Propaganda: www.appbrasil.net
• APP - Mogi: www.appmogi.com.br
• ABA - Associação Brasileira de Anunciantes: www.aba.com.br
• Tablets de Comunicação – UBC : www.tabletsdeinformacao.wordpress.com
• Revista Cibertexto – UBC: www.cibertextoubc.blogspot.com
Revista Perspectiva – UBC: www.paper4web.com.br

Notícias relevantes sobre o curso
• Contrato assinada entre a Agência de Comunicação UBC e o cliente Santa Casa de Mogi das Cruzes: http://asemana.com.br/noticias/cidades/2913 
• Briefing com os novos clientes da Agência de Comunicação UBC: http://facebook.com/#!/photo.php?fbid=251036671655993&set=a.110576525702009.19792.100002489868682&type=1&theater

Relação de eventuais parceiros
• Grupo FERA: https://facebook.com/grupofera.br/?fref=ts
• Clube de Campo de Mogi das Cruzes: http://ccmc.com.br/wp/
• TV Comunitária TV Mogi: http://acesp.tv.br/emissoras/detalhe/32
• Universidade Aberta à Inovação: www.unaiubc.com.br
• TRADEF – Trabalho de Apoio ao Deficiente – Mogi das Cruzes: www.tradef.org