Fisioterapia


Capacita o aluno para uma atuação voltada a diferentes déficits biomecânicos e funcionais, observados após avaliação clínica, nos diferentes sistemas do corpo humano, de forma a atuar na promoção, prevenção e manutenção da saúde, tratamento e reabilitação do paciente, elegendo e executando procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta é conhecido como o profissional que cuida da reabilitação de funções motoras e respiratórias. A Fisioterapia conquistou lugar, principalmente, nos consultórios e clínicas particulares, além dos hospitais, clubes e instituições de ensino superior. O Fisioterapeuta é o profissional responsável por uma intensa e significativa atuação junto à sociedade, amparado por uma ampla atualização científica através de uma sólida formação universitária, buscando a globalização funcional e biofísico-social do ser.

Profº William Shimizu

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Fisioterapeuta pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Ciências com ênfase em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especialista em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela FioCruz. Docente no ensino superior e Supervisor de Estágio com experiência na área de Fisioterapia Neurofuncional, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema nervoso central, neuroreabilitação, neuroplasticidade, neurofisiologia, neuroanatomia e neuropatologia. Atua como Fisioterapeuta na saúde pública de Guarulhos e Preceptor no Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde - Atenção Básica e Saúde da Família em Guarulhos. Compõe o Grupo de Estudos em Neurociências e Atividade Física na USP. Possui publicações e participações em eventos científicos.

Coordenação de TCC:

Profª Ms. Leila Moussa

Supervisão de Estágio: Profº William Shimizu

O curso forma fisioterapeutas capacitados e qualificados ao exercício profissional, dotados de senso analítico e crítico, comprometidos com valores éticos, que contribuam para o desenvolvimento técnico-científico da sociedade, com a competência técnico-acadêmica da profissão, tendo como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas. Possibilita uma formação geral nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde (Anatomia, Biologia, Fisiologia, Patologia etc.); específica: Fisioterapia Geral (uso de calor, eletricidade e água com fins terapêuticos), Cinesiologia, Avaliação Funcional, Recursos Terapêuticos; e nas principais patologias (ortopedia e traumatologia, cardiologia e pneumologia, neurologia, pediatria, reumatologia, geriatria, preventiva em saúde pública etc.).

A Brazcubas possui um amplo campus que oferece salas de aula com recursos audiovisuais, uma sala interativa com recursos modernos para interação e aprendizagem, biblioteca com um rico acervo físico e virtual.
Além de salas de aulas nos dois blocos, o curso de Fisioterapia dispõe de laboratórios de Anatomia Humana, Microbiologia, Fisiologia e Histologia.
O curso também possui uma ampla Clínica-Escola de mais de 500m² onde são realizada aulas práticas como a de Cinesioterapia (terapia através do movimento); Recursos Terapêuticos Manuais e todas as demais disciplinas que envolvem os componentes de práticos da profissão aplicando na prática o que aprende na teoria.
Como responsabilidade social e acadêmica, a Clínica-Escola oferece atendimento à população de Mogi e região por meio do Estágio Supervisionado possibilitando ao aluno o contato real com o paciente e as atribuições da profissão. Os atendimentos realizados nas dependências da clínica e envolvem as áreas da Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, Fisioterapia em Neurologia Adulto e Infantil, Fisioterapia em Cardiologia e Pneumologia Adulta e Infantil, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Fisioterapia Pélvica, Fisioterapia em Clínica Médica e Cirúrgica e Escola de Coluna.

Atividades Complementares:  As Atividades Complementares têm um total de 80 horas e devem ser comprovadas ao Núcleo de Estudos Dirigidos (NED) no último semestre do curso, com certificados de simpósios, palestras, entre outras atividades.

Estágios supervisionados: Os estágios obrigatórios referem-se às atividades práticas realizados pelos alunos dos 7º e 8º semestres diariamente com carga horária de 800 horas totais. São englobadas atividades clínico-assistenciais e didático-pedagógicas sob a supervisão de um Professor especialista na área. O Estágio Supervisionado ocorre no período vespertino nas dependências da Brazcubas na Clínica-Escola bem como em campos de estágio externos como no Hospital das Clínicas de Suzano, na Santa Casa de Suzano, no Instituto de Oncologia de Mogi das Cruzes, no Pró-Hiper, na Instituição de Longa Permanência Estancia Renascer e no GATEM.

Observação das Práticas Clínicas Supervisionadas: Desde o 1º semestre, o aluno é estimulado a engajar-se e apropriar-se do seu processo de aprendizagem podendo iniciar a observação das práticas clínicas supervisionadas na Clínica-Escola de Fisioterapia.

Iniciação Científica: Desde o inicio da vida acadêmica, os alunos são estimulados a inserir-se em projetos de pesquisas científicas com o intuito de aprofundar a busca de conhecimento bem como favorecer reflexão e o pensamento crítico dentro do processo formativo.

Monitoria Acadêmica: Trata-se de um mecanismo importante para o processo de aprendizagem para o aluno. O intuito da monitoria é proporcionar ao aluno condições de reforçar os conteúdos de disciplinas já cursadas por meio do suporte ao Professor durante as aulas.

 

Trabalho de Conclusão de Curso: Trata-se da etapa de finalização do processo acadêmico e um importante estímulo à pesquisa clínica e científica culminando na elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, com a orientação direta de um docente do curso. Todas as pesquisas que envolvem a participação de seres humanos, obrigatoriamente, precisam ser aprovadas pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição. Vale destacar que muitos trabalhos acabam sendo publicados.

Sites interessantes:
• CREFITO – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional: http://crefitosp.gov.br
• COFFITO - Conselho federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional: http://coffito.org.br
• Revistas de Fisioterapia da USP: www.mdpesquisa.com.br/RFP e www.revistasusp.sibi.usp.br

Inovação:
• Em 2015, inovamos com os estágios supervisionados nos campos: Fisioterapia na Saúde da Mulher e nas Disfunções urinárias adulto e infantil, Grupo Alto Tietê de Esclerose Múltipla (GATEM), trabalhando com protocolo fisioterápico para minimizar fadiga, trabalho apresentado em Congresso Internacional. Grupo de amputados, com reabilitação e treinamento com a prótese.Neste ano de 2016, iniciaremos uma parceria com o Centro Oncológico, com o atendimento de pacientes com diversos tipos de câncer. Além desta nova área, atenderemos também: pacientes pós cirurgia plástica, pós cirurgia bariátrica, neurite por hanseníase e pacientes com pé diabético.