Farmácia


Habilita o aluno para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, além de capacitá-lo para o controle e garantia da qualidade dos mesmos e também a realizar exames clínicos-laboratoriais e toxicológicos.

Mercado de Trabalho

Com mais de 145 áreas de atuação, o farmacêutico pode trabalhar em hospitais, drogarias, laboratórios de análises clínicas e transfusão, clínicas de diagnóstico por imagem, escolas de ensino superior e técnico, na área militar, indústrias farmacêuticas e cosméticas, entre outros.

Profª Ms. Margareth Ferreira Cunha

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes; especializada em Docência no Ensino Superior pela Universidade Braz Cubas; especializada em MBA executivo em Administração Hospitalar pela Faculdade da Grande Fortaleza (Fortaleza – CE); graduada em Farmácia pela Universidade de Mogi das Cruzes.

O currículo do curso visa preparar o profissional farmacêutico de forma generalista e preocupa-se com a integração entre as disciplinas básicas e as específicas através da interdisciplinaridade e do envolvimento dos alunos com atividades inerentes à profissão desde seu ingresso.

Além das áreas já previstas pela profissão farmacêutica, a estratégia do currículo propicia a formação do novo profissional com atuação na política de saúde local e regional, que atenda às necessidades do Sistema Único de Saúde e suas ações dirigidas à Atenção Básica à Saúde, em seus diferentes níveis de complexidade. 

O curso de Farmácia dispõe de uma estrutura diferenciada que permite que o aluno estenda o conhecimento adquirido em sala de aula, com atividades práticas, todas supervisionadas por professores coordenadores. Os alunos tem à disposição laboratórios modernos para microscopia, botânica, farmacognosia, anatomia, microbiologia, física, parasitologia, fisiologia, tecnologia de cosméticos, farmacologia, laboratório semi-industrial e laboratório multidisciplinar de química (orgânica, inorgânica, físico-química, química farmacêutica, analítica, farmacotécnica, ciências homeopáticas, bromatologia, tecnologia das fermentações, enzimologia e bioquímica).

  • Projeto Integrador:  aplica os conteúdos de cada semestre em uma atividade prática, para que os alunos desenvolvam projetos ligados à área de formação.
  • Trabalho de Conclusão de Curso - Trabalho de Curso (TC):  O TCC tem a denominação de Trabalho de Curso (TC). Seu objetivo é complementar a formação e aferir a iniciação do aluno na pesquisa científica.
  • Estágio supervisionado: Possui carga horária total de 800 horas e começa a partir do 6° semestre, quando o aluno possui pré-requisitos para a sua realização. O estágio está dividido em:
  • Estágio Supervisionado A, que pode ser realizado em manipulação, drogaria ou farmácia hospitalar, e possui carga horária de 200 horas;
  • Estágio Supervisionado B, que pode ser realizado em Indústrias Farmacêutica ou Cosmética ou Nutricional, e possui carga horária de 300 horas;
  • Estágio Supervisionado C, que pode ser realizado em Laboratório de Análises Clínicas ou Toxicológicas, e possui uma carga horária de 300 horas.
  • O aluno ainda possui a opção de realizar os: 
  • Estágio Supervisionado D, em Fitoterapia, que pode ser realizado em indústrias fitoterápicas ou farmácias e possui carga horária de 120 horas;
  • Estágio Supervisionado E, em Homeopatia, que pode ser realizado em indústrias homeopáticas ou farmácias homeopáticas, que possui carga horária de 120 horas.
  • Atividades Complementares: Desdobram-se em três níveis, sob a forma de ensino, pesquisa e extensão. Estas atividades têm como principal objetivo estimular a participação dos alunos em experiências diversificadas que possam contribuir para a sua formação profissional.
  • Cursos, Palestras e Eventos: Semana da Farmácia - o evento contribui para a formação de profissionais pró-ativos com capacidade técnica, gerencial e administrativa, além de permitir a aproximação dos estudantes do mercado de trabalho e das novas tecnologias nas diversas áreas de atuação, contará com palestras, mesa redonda e oficinas, tendo a participação de profissionais referências nas diversas áreas de atuação. Entidades farmacêuticas como: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (SINFAR), Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG) participam e apoiam o evento.
  • Núcleo de Atenção Farmacêutica: No NAF os alunos do curso de Farmácia desenvolvem atividades relacionadas à prática de atenção farmacêutica e farmacovigilância, buscando complementar a formação dos mesmos, contribuir com a prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados à medicamentos e promover o uso racional de medicamento, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários.  Dentre as atividades desenvolvidas estão o acompanhamento e seguimento farmacoterapêutico e o relato às autoridades de problemas envolvendo o uso de medicamentos.

O curso de Farmácia  tem diversos parceiros que colaboram para a realização de atividades importantes. Entre eles se destacam:
• Associação de Renais Crônicos do Alto Tietê - Arcat: Os alunos participam de diversas campanhas de prevenção e orientação realizadas no município e região.
• Fundo Social de Solidariedade do Município de Mogi das Cruzes: Diversas ações sociais organizadas pelo Fundo Social são apoiadas e realizadas pelos alunos e professores da Braz Cubas.
• Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes: Os pacientes nefropatas são encaminhados para a clínica da Instituição para o  atendimento multiprofissional.
• Conselho Regional de Farmácia: Inúmeras ações de valorização da profissão são realizadas em conjunto com o Conselho Regional visando formar no aluno a responsabilidade pelo trabalho que dignifique a profissão. O curso de Farmácia é reconhecido como IES parceira do Conselho Regional de Farmácia, proporcionando aos alunos inúmeros benefícios. http://crfsp.org.br
• Sindicato dos  Farmacêuticos (SINFAR): Cursos, palestras e atividades sociais são desenvolvidos em parceria com o sindicato, colaborando para o aprimoramento dos alunos e profissionais da região. http://sinfar.org.br
• FACEBOOK: https://facebook.com/pages/Farm%C3%A1cia-UBC/284933511585177

Sites interessantes
• Conselho Regional de Farmácia: http://crfsp.org.br
• Conselho Federal de Farmácia: http://cff.org.br
• Sindicato dos Farmacêuticos: http://sinfar.org.br
• Portal do Farmacêutico: http://pfarma.com.br
• Blog da Farmácia UBC: http://farmaciaubc.blogspot.com
• Facebook: https://facebook.com/pages/Farm%C3%A1cia-UBC/284933511585177

Artigos
• FCE Cosmetique - Exposição Internacional de Tecnologia para a Industria Farmacêutica e Cosmética e 28º Congresso Brasileiro de Cosmetologia.