Engenharia Mecânica


No curso de Engenharia Mecânica da Braz Cubas, o ensino tem um enfoque amplo, voltado para preparar o futuro engenheiro em seu desenvolvimento profissional. As aulas dão suporte ao aluno para projetar, instalar e manter turbinas, bombas, válvulas e máquinas em funcionamento; definir instrumentos, fazendo especificações térmicas e escolhendo o material para os equipamentos industriais; elaborar catálogos técnicos, moldes para ferramentas e dispositivos de alimentação de máquinas; testes de resistência em máquinas e equipamentos; e desenvolver turbinas a vapor, compressores, caldeiras, motores de combustão interna e sistemas de refrigeração.

Mercado de Trabalho

O engenheiro mecânico atua de maneira conjunta com profissionais de diversas áreas que conta com amplo mercado de trabalho, tanto no próprio município, quanto em municípios da região e também na Região Metropolitana de São Paulo. Indústrias do setor automotivo, de autopeças, de papel, de transporte, de máquinas e equipamentos, petroquímicas e de plásticos são empresas que absorvem os egressos do Curso de Engenharia Mecânica da Braz Cubas.

Prof. Alancaster Librelon

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Formado em Engenharia Mecânica pela UNESP em 1993, possui pós-graduação lato sensu em Gestão Empresarial pela FGV (2001) e especialização Black Belt pela QSP (2004).
Com mais de 25 anos de experiência profissional, Alancaster Librelon sempre trabalhou como Engenheiro de Produção em diversas empresas, tais como: Embraer, Case do Brasil, Grupo Gerdau e Price Waterhouse. Na Embraer iniciou sua atuação como Engenheiro de Desenvolvimento de Manufatura e finalizou como Gerente do Programa de Modernização de caças para a Força Aérea Brasileira. Alancaster Librelon desenvolveu carreira acadêmica paralelamente à carreira industrial, tendo lecionado em cursos de Graduação e Pós Graduação em diversas disciplinas, tais como: Gestão Estratégica Empresarial, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos, Estatística e Probabilidade, Gestão da Comunicação e Gestão da Qualidade. Também trabalhou como Coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção em um Centro Universitário do estado de Minas Gerais. Atualmente, Alancaster Librelon é o Coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade Braz Cubas, além de ser o desenvolvedor e instrutor dos cursos de Formação de Black e Green Belts em empresa própria.

O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Braz Cubas é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e atendendo à RESOLUÇÃO Nº 2 de 18 de Junho de 2007, que exige carga horária mínima de 3.600 horas e tempo mínimo de integralização de 5 anos, o período mínimo de integralização do curso de Engenharia da Braz Cubas está estabelecido em cinco anos (dez semestres) com carga horária total de 3.600 horas.

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica têm à disposição os laboratórios Hardware, Software, Metrologia, Física, Instrumentação, Resistência dos Materiais, Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Metalografia para que realizem aulas práticas e deem continuidade às atividades realizadas em sala de aula.

Acessibilidade: A UBC demonstra preocupação e comprometimento em atender aos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, pois suas instalações físicas estão em conformidade ao estabelecido pelo decreto n° 5.296/2004, que dispõe acerca dos requisitos exigidos para a acessibilidade, dispondo de rampas de acesso com corrimão, cadeira de rodas, sanitários adaptados, reserva de vagas no estacionamento e fácil acesso aos blocos de salas de aulas e demais dependências da Instituição. Quando necessário, a instituição dispõe de intérprete para apoio pedagógico aos portadores de deficiência auditiva e de apoio logístico nas atividades acadêmicas para portadores de deficiência visual.

Ao longo de dez semestres de curso, o aluno desenvolve diversas atividades práticas através do Projeto Integrador, atividade que visa convergir os conteúdos de cada semestre letivo para uma atividade prática acadêmica, para que os alunos apliquem os conteúdos na prática, desenvolvendo atividades que auxiliem em sua formação profissional.

Estágio supervisionado: No Curso de Engenharia Mecânica a avaliação do Estágio Supervisionado visa verificar se os objetivos propostos na elaboração do Plano de Estágio foram atingidos pelo acadêmico estagiário. Ao final do Estágio Supervisionado, será atribuído o conceito de suficiência ou de insuficiência, nos quesitos frequência e desenvolvimento das atividades.

Trabalhos de Conclusão de Curso (TC): O TC, quando atividade obrigatória, refere-se a um projeto científico a ser realizado pelo estudante, sendo um pré-requisito para obtenção do diploma.  Desta forma, para conclusão do curso de Engenharia Mecânica os estudantes deverão elaborar um artigo sob orientação direta. É uma maneira de complementar a formação e aferir a iniciação do acadêmico na pesquisa científica, o aluno realiza pesquisa científica orientada por um professor e a defende perante banca examinadora.

Atividades Complementares: Desdobram-se em três níveis, isto é, sob a forma de ensino, pesquisa e extensão, a se realizar nas instituições próprias e conveniadas da IES, bem como em outras instituições de notória reputação. Estas atividades têm como principal objetivo estimular a participação dos alunos em experiências diversificadas que possam contribuir para a sua formação profissional. As cargas horárias obtidas pelos alunos têm relação direta com os princípios fundamentais do curso e são computadas semestralmente no Histórico Escolar do aluno, desde que devidamente comprovadas e observando-se as diretrizes do regulamento específico. No curso de Engenharia Mecânica estão previstas 80 horas de atividades complementares. No caso de não integralização da carga horária, o aluno fica impedido de obter o grau de bacharel em Engenharia Mecânica, podendo fazê-lo após o cumprimento da mencionada obrigação, desde que não ultrapassado o prazo máximo de integralização do curso e atendidas todas as demais exigências legais.

Cursos, Palestras e Eventos: O curso de Engenharia Mecânica da Braz Cubas promove sempre no mês de novembro a Semana da Tecnologia, com palestras e a participação de profissionais referências nas diversas áreas de atuação. O evento contribui para a formação de profissionais pró-ativos com capacidade técnica, gerencial e administrativa, além de permitir a aproximação dos estudantes do mercado de trabalho e das novas tecnologias nas diversas áreas de atuação.

Sites Interessantes

  • Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo: www.creasp.org.br