Engenharia de Produção


O curso de Engenharia de Produção é o curso que fornece a maior gama de aplicações profissionais possíveis, pois permite que o profissional engenheiro de produção atue nos mais diversos segmentos de mercado. Entre as disciplinas estudadas, estão as da área de engenharia, de processos, da administração, da qualidade e de muitas outras áreas de saberes que lhe permitem uma grande flexibilidade, garantindo a este profissional uma extensa área de atuação.

Mercado de Trabalho

Todas as empresas fabricantes de bens de consumo e de serviço possuem possibilidade de se ter um profissional desta área atuando em suas unidades. O engenheiro de produção pode trabalhar em qualquer segmento de empresas, sendo responsável pelas mais diversas atividades, o que implica em grande empregabilidade.

Prof. Alancaster Librelon

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Formado em Engenharia Mecânica pela UNESP em 1993, possui pós-graduação lato sensu em Gestão Empresarial pela FGV (2001) e especialização Black Belt pela QSP (2004).
Com mais de 25 anos de experiência profissional, Alancaster Librelon sempre trabalhou como Engenheiro de Produção em diversas empresas, tais como: Embraer, Case do Brasil, Grupo Gerdau e Price Waterhouse. Na Embraer iniciou sua atuação como Engenheiro de Desenvolvimento de Manufatura e finalizou como Gerente do Programa de Modernização de caças para a Força Aérea Brasileira. Alancaster Librelon desenvolveu carreira acadêmica paralelamente à carreira industrial, tendo lecionado em cursos de Graduação e Pós Graduação em diversas disciplinas, tais como: Gestão Estratégica Empresarial, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos, Estatística e Probabilidade, Gestão da Comunicação e Gestão da Qualidade. Também trabalhou como Coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção em um Centro Universitário do estado de Minas Gerais. Atualmente, Alancaster Librelon é o Coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade Braz Cubas, além de ser o desenvolvedor e instrutor dos cursos de Formação de Black e Green Belts em empresa própria.

Coordenação de TCC:

Profª Mayara dos Santos Amarante

Supervisão de Estágio: Prof. Romeu Paulo Bolina

O projeto pedagógico do curso está baseado nas diretrizes do MEC, nas recomendações da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) e nas normativas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). Com duração de 10 semestres (5 anos), o curso abrange as áreas de conhecimentos básicos (cálculo, física, química, etc), disciplinas de formação específica ( Planejamento e Controle da Produção, Metrologia Industrial, Custos de Produção, Pesquisa Operacional, Análise de Processos I e II, entre outros) e as áreas de gestão (Gestão da Produção e Operações, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade, entre outros).

O curso de Engenharia de Produção da Braz Cubas possui laboratórios de:

• Física
• Química
• Informática
• CAD
• Metrologia
• Usinagem e Materiais

• Projeto Integrador: atividade em que o aluno é desafiado a utilizar as competências desenvolvidas em cada disciplina em um projeto ao longo de cada semestre.
• Cursos, Palestras e Eventos: Semana da Engenharia, que acontece em todos os anos nos meses de novembro. Os alunos têm a oportunidade de participarem de palestras, workshops, ampliando seu conhecimento na área de atuação.

Sites Interessantes

• Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo: www.creasp.org.br
• Associação Brasileira de Engenharia de Produção: www.abepro.org.br
• Engenharia de Produção - ABEPRO: https://youtube.com/watch?v=blL_ABQpxhc