Enfermagem


O curso bacharel de Enfermagem está estrategicamente estruturado de modo a atender as necessidades do mercado de saúde, formando um profissional apto para atuar em níveis de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde e dando atenção integral à saúde dos indivíduos, família e comunidades, intervindo no processo saúde-doença. Capacita o futuro profissional para diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança.

Mercado de Trabalho

O profissional de enfermagem pode, dentre tantas possibilidades, atuar em prefeituras municipais (Secretarias Municipais de Saúde), hospitais, Organizações Sociais de Saúde, Enfermagem do Trabalho, unidade de coleta e transfusão, clínicas de diagnóstico por imagem, serviços de hemodiálise, atendimento pré-hospitalar (SAMU), saúde mental, escolas de ensino superior e ensino técnico.

Profa. Livia Maria Rossatto

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2001), especialização em Enfermagem em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Formação Pedagógica para Enfermeiros pela Universidade Federal de Juiz de Fora/FIOCRUZ (2004), mestrado na área de Sustentabilidade – Linha de Pesquisa Ambiente e Saúde pelo Centro Universitário de Caratinga (2008).

O projeto pedagógico do curso destaca-se pela inserção do aluno no meio profissional e científico. O projeto prevê o envolvimento do acadêmico no cenário de atuação por meio das propostas de discussões clínicas, do Portal Acadêmico, da Clínica de Enfermagem entre outras estratégias propostas pelos docentes e coordenação. As aulas desenvolvidas nos laboratórios de Anatomia Humana, Microbiologia, Citologia, Histologia, Parasitologia e, em especial no laboratório específico do curso, onde ocorrem as aulas de Semiologia e Semiotécnica (básica e avançada), Processo de Cuidar, entre outras, ajudam a aproximar os alunos à prática da profissão.

Os alunos do curso de Enfermagem da Braz Cubas têm à disposição os laboratórios de:

• Anatomia Humana
• Microbiologia
• Citologia
• Histologia
• Parasitologia

Em especial, no Laboratório de Enfermagem da Instituição, acontecem as aulas de Semiologia e Semiotécnica (básica e avançada) e Processo de Cuidar. Além disso, os alunos podem desenvolver atividades de enfermagem na Clínica-Escola, prestando atendimentos à comunidade e fortalecendo o trabalho multidisciplinar, juntamente com alunos de outros cursos da área da saúde.

  • Projeto Integrador:  Ao longo de nove semestres de curso, o aluno desenvolve diversas atividades práticas através do Projeto Integrador, atividade que visa convergir os conteúdos de cada semestre letivo para uma atividade prática acadêmica, para que os alunos apliquem os conteúdos na prática, desenvolvendo atividades que auxiliem em sua formação profissional.
  • Estágio supervisionado:  as atividades do Estágio Supervisionado são direcionadas de modo que o aluno vivencie a prática de enfermagem nos diversos campos – saúde pública, assistência hospitalar, centro cirúrgico, clínica médica, clínica ginecológica, saúde mental, gestão em enfermagem, entre outros. A avaliação do estágio visa verificar se os objetivos propostos na elaboração do Plano de Estágio foram atingidos pelo acadêmico estagiário. Ao final do Estágio Supervisionado, será atribuído o conceito de suficiência ou de insuficiência, nos quesitos frequência e desenvolvimento das atividades.
  • Cursos, Palestras e Eventos: O curso de Enfermagem da Braz Cubas promove anualmente a Semana da Enfermagem, com palestras e a participação de profissionais referências nas diversas áreas de atuação. O evento contribui para a formação de profissionais pró-ativos com capacidade técnica, gerencial e administrativa, além de permitir a aproximação dos estudantes do mercado de trabalho e das novas tecnologias nas diversas áreas de atuação.

Sites interessantes: