Direito


Prepara os alunos para exercer sua atividade profissional em áreas como criminal, trabalhista, cível, previdenciário, tributário, internacional e empresarial, sejam elas em nível público ou privado, individual, difuso e/ou coletivo, de acordo com o que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis.  

Mercado de Trabalho

As possibilidades são amplas, podendo atuar como advogado, magistrado, delegado, promotor de justiça, procurador federal, estadual ou municipal, em prefeituras, hospitais, bancos, indústrias, judiciário, delegacias, cartórios e institutos de pesquisa. As áreas disponíveis são: civil, do trabalho, criminal, administrativo, tributário, internacional, consumidor, ambiental, dentre outras.

Profª Ms. Silmara Faro Ribeiro

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Mestre em Direito na área de Concentração Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Especialista em Direito na área de Concentração Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco, com graduação em Direito na Faculdades Metropolitanas Unidas.

Coordenação de TCC:

Prof.° Dr. Ivan de Oliveira Silva

Supervisão de Estágio: Profº João Francisco Gonçalves

O currículo do curso atende as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e demais exigências legais, privilegiando a formação de um profissional habilitado tecnicamente para o exercício das atividades jurídicas, dotado de uma formação humanística que possa embasar atitudes profissionais pautadas na ética e em sólido conhecimento da ciência jurídica visando a resolução de casos, bem como o exercício de qualquer carreira jurídica.Para tanto, faz da formação prática seu diferencial, possibilitando aos alunos a ter contato com processos e casos práticos, além de atuarem, sempre que possível, em audiências simuladas e tribunal arbitral. Com isso, o estudante adquire conhecimento das diversas áreas de atuação e o mais importante: têm contato direto com a comunidade atendendo e orientando casos reais, o que certamente o tornará um profissional mais humano e preparado para o mercado de trabalho.

  • Projeto Integrador: atividade que aplica os conteúdos de cada semestre em uma atividade prática, para que os alunos desenvolvam projetos ligados à área de formação.

  • Estágio Supervisionado – Prática Jurídica: Oferece ao aluno a materialização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso de Direito. Os módulos do Estágio Supervisionado ocorrem nos últimos semestres do curso, com um total de 320 horas. O conteúdo prático oportuniza o aprendizado dos diferentes procedimentos que são objeto do conhecimento jurídico. Entre as atividades desenvolvidas estão: a elaboração de peças processuais, relatórios de processos, de audiências, de júri, visitas orientadas, pesquisas de jurisprudência nas distintas áreas. De acordo com a estrutura da matriz curricular, objeto de unificação dos distintos Cursos de Direito da IES, segue a seguinte ordem temática de desenvolvimento do Estágio Supervisionado, composto por quatro módulos:
  • Estágio Supervisionado 7 – Estágio de Prática Jurídica - Direito Processual do Civil
  • Estágio Supervisionado 8 – Estágio de Prática Jurídica - Direito Processual Penal
  • Estágio Supervisionado 9 – Estágio de Prática Jurídica - Direito Processual Trabalho
  • Estágio Supervisionado 10 – Estágio de Prática Jurídica - Direito Público

  • Escritório Modelo: Para viabilizar a aprendizagem profissional, o curso de Direito da UBC mantém no Núcleo de Prática Jurídica o Escritório Modelo de Assistência Judiciária registrado junto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Escritório Modelo presta assistência judiciária gratuita nas áreas cível e criminal à população carente. O atendimento é realizado pelos alunos dos últimos semestres, sob a supervisão de advogado devidamente inscrito na OAB.  Vale ressaltar que o objetivo do Escritório Modelo de Assistência Judiciária é formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, através do atendimento de casos concretos, sempre na busca de orientação jurídica dirigida, possibilitando-lhe uma atuação qualificada no mercado de trabalho e no exercício da cidadania no conjunto da sociedade.

  • Tribunal do Júri: O espaço permite aulas práticas e simula a realidade do exercício profissional da Advocacia, do Ministério Público e da Magistratura. O aluno tem acesso ao:
  • Júri Simulado - com base num caso concreto transitado em julgado, os alunos percorrem novamente os caminhos trilhados na prática do referido julgamento, compondo a defesa, a acusação, o corpo de jurados e a presidência do júri, além do desenvolvimento, pelos próprios alunos, de outras atividades correlacionadas, como por exemplo, de oficial de justiça, escrevente, entre outros. As atividades são realizadas sob a orientação dos professores de Estágio Supervisionado.
  • Audiências Simuladas - tomam por base, normalmente, um caso prático desenvolvido em classe pelos próprios alunos e professor. Geralmente são organizadas por qualquer docente das áreas de formação profissional ou de formação prática.
  • Trabalho de Conclusão de Curso: Na Braz Cubas, o TCC tem a denominação de Trabalho de Curso (TC). A razão desta denominação semântica se deve ao fato de que há, no âmbito da Instituição, uma atenção no sentido de se criar uma cultura de que o trabalho seja pensado ao longo do curso. É uma maneira de complementar a formação e aferir a iniciação do acadêmico na pesquisa científica, o aluno realiza pesquisa científica orientada por um professor. O Trabalho de Curso se desdobra em dois semestres (8° e 9°). A apresentação do TC é obrigatória e a aprovação do aluno depende da obtenção de média mínima 6,0 no trabalho acadêmico.
  • Estágio Supervisionado Externo - não curricular: a Braz Cubas apoia a realização de estágios não obrigatórios. Mantém convênios formais com entidades governamentais e não governamentais, além de oferecer aos alunos a estrutura do Departamento Carreira&Profissão, que tem como objetivo proporcionar a inserção dos estudantes em empresas, órgãos ou instituições para a vivência da realidade profissional.

O curso de Direito conta com laboratórios específicos para desenvolver a prática da atividade jurídica. Os alunos participam de aulas práticas, com atendimentos reais à população, que garantem experiências semelhantes ao que encontrarão no mercado de trabalho. A infraestrutura disponibilizada para o curso possui:

• Salas de Práticas I
Sala para aula prática com processos físicos e digitais. Setor que auxilia, docentes e discentes nas aulas de Formação e Estágio Supervisionado – Estágio de Prática Jurídica. É utilizada como gabinete dos professores, quando necessário, fora do período de aula e para orientação de TC.

• Salas de Práticas II
Sala para aula prática do curso de direito. São realizados atendimentos (mediação/conciliação/negociação) reais pelos alunos, manuseio e elaboração de peças processuais fora de horário de aula. Atendimentos multidisciplinares.

• CEMCC – Centro de Mediação e Conciliação Criminal
Neste centro são realizadas as audiências de conciliação, presididas por Conciliadores (alunos e egressos do curso de Direito da Braz Cubas), nos processos criminais de menor potencial ofensivo, em trâmite perante a Vara do Juizado Especial Criminal de Mogi das Cruzes.

• Juizado Especial Cível
Atendimento à comunidade Mogiana e local de aprendizado real dos alunos do Curso de Direito. São realizadas audiências de conciliação presididas por conciliadores alunos e egressos.

• Escritório Modelo
Oferece aos alunos o aprendizado real quanto à prática do direito, consistente em atendimentos à população de baixa renda, por meio do trabalho voluntário e pedagógico executado, entre eles: elaboração de pesquisas, petições e acompanhamento de processos. O atendimento é feito sob a supervisão e orientação de professores da Braz Cubas e advogados.

• Salão de Júri e sala de audiência
Sala para aula prática do curso de Direito. São realizados Julgamentos reais e simulados do Tribunal Arbitral Desportivo, simulação de Júri e Audiências reais e simuladas.

  • Atividades complementares: O curso de Direito estimula e incentiva os seus acadêmicos a participarem de várias atividades ao longo do curso, entre elas, eventos científicos da Braz Cubas e externos, como semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, conferências, minicursos, cursos de extensão, iniciação científica, optativas, monitoria, atividades de aprendizagem específicas e culturais.

Sites relacionados com o curso:

Notícias sobre Direito

Última Instância