Ciências Contábeis


O curso de Ciências Contábeis da Braz Cubas habilita e capacita o profissional egresso para controlar e gerenciar as funções contábil/financeiras das organizações, tendo oportunidade de desenvolver tarefas nos mais diversos setores econômicos e produtivos do país, bem como à preparação de novos empreendedores e docentes/pesquisadores. Converse com o coordenador sobre parceria com as seguintes universidades americanas: logos Clique aqui e saiba mais sobre o programa de bolsa de estudo no exterior.  

Mercado de Trabalho

Profissional liberal, o contador pode-se dizer um profissional de múltiplas funções, podendo ser: autônomo, empresário de contabilidade, auditor independente, auditor interno, consultor tributário, controller, auditor fiscal, perito contábil, membro de conselho fiscal e de administração, árbitro em câmaras especializadas, atuar na área acadêmica, membro de comitês de auditoria, membro em entidade de classe e executivo.

Prof. Ms Flávio Anunciato

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Mestre em Administração - Gestão estratégica de organizações, com grande experiência na área de Tecnologia da Informação e Educacional. Sólida experiência com atuação destacada na área de Gerência de Projetos. Profissional com mais de 20 anos de atuação na área educacional. Sucesso em comissões do MEC para autorização e reconhecimentos de cursos. Atuação destacada na reorganização da coordenação de cursos de graduação e ensino técnico. Sucesso na implantação de disciplinas em EAD. Otimização de recursos financeiros e redução da inadimplência e evasão. Experiência em grupos de trabalho relacionados ao ENEM e ENADE Participação de grupos de estudo para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). Participação destacada na elaboração de Planos de Desenvolvimento Institucional. Experiência na definição de grades curriculares e conteúdos programáticos e reestruturação de cursos. Análise e seleção de material didático (Ensino médio e Graduação). Gerenciamento de equipe de professores. Experiência em condução de reuniões com professores e pais. Professor em nível técnico, graduação e pós-graduação. Sólida experiência na coordenação de cursos técnicos. Excelentes práticas para mediação de conflitos. Coordenação de equipes de implantação de Sistemas de Gestão Empresarial. Sólidos conhecimentos de Análise, Desenvolvimento de sistemas e Bancos de Dados. Gerenciamento de equipes de desenvolvimento de sistemas. Professor em nível técnico, graduação e pós-graduação. Mais de 25 anos de atuação na área de tecnologia da informação.

Laboratórios para prática contábil com 1 (um) computador para cada aluno.

Acessibilidade: A Braz Cubas demonstra preocupação e comprometimento em atender aos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, pois suas instalações físicas estão em conformidade ao estabelecido pelo Decreto n° 5.296/2004, que dispõe acerca dos requisitos exigidos para a acessibilidade, dispondo de rampas de acesso com corrimão, cadeira de rodas, sanitários adaptados, reserva de vagas no estacionamento e fácil acesso aos blocos de salas de aulas e demais dependências da Instituição. Quando necessário, a instituição dispõe de intérprete para apoio pedagógico aos portadores de deficiência auditiva e de apoio logístico nas atividades acadêmicas para portadores de deficiência visual.

Ao longo de oito semestres de curso, o aluno desenvolve diversas atividades práticas através do Projeto Integrador, atividade que visa convergir os conteúdos de cada semestre letivo para uma atividade prática acadêmica, para que os alunos apliquem os conteúdos na prática, desenvolvendo atividades que auxiliem em sua formação profissional.

O Estágio supervisionado é uma atividade obrigatória, que consiste na atuação do aluno em empresas, e na elaboração de relatórios que possibilitam um aprofundamento dos conceitos teóricos e o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o exercício da profissão;

O Trabalho de Conclusão (TC) é outra oportunidade para que os alunos desenvolvam competências importantes. No curso de Ciências Contábeis existe uma disciplina com carga horária de 80 horas, sendo dividido em 40 horas no sétimo semestre e 40 horas no oitavo semestre, para a elaboração de monografia de final de curso, a ser construída com acompanhamento dos professores da disciplina de Projeto Integrador VII e VIII – TC A e B, de modo que tenhamos uma melhor apresentação, organização e conteúdo desenvolvidos.

O aluno realiza também Atividades Complementares que são extra-curriculares. Eles participam de cursos, palestras, seminários, workshop, dentre outras atividades, com objetivo de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais abrangente, considerando o contexto social e cultural e sua relevância para formação geral do egresso.

Cursos, Ciclo de Palestras e Eventos: Na semana do dia 27 de abril é comemorado o Dia do Contabilista com a promoção de palestras, workshops, entre outras atividades. Já em setembro, acontece a Semana da Contabilidade, com palestras voltadas as inovações na área contábil.

Empresa Junior: Os Alunos do curso de Ciências Contábeis contam também com a empresa Junior que é uma empresa sem fins lucrativos, administrada pelos próprios alunos do curso e tem por objetivo:

• a) Proporcionar o desenvolvimento técnico e acadêmico do estudante;
• b) Fomentar o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno;
• c) promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade, através de suas atividades;
• d) Facilitar o ingresso de profissionais mais capacitados, colocando-os em contato direto com o mercado de trabalho;
• e) Valorizar a Instituição de Ensino em que atua no mercado de trabalho.