Notícias


ago

31

2017

Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Braz Cubas viajam para o Chile em “aula especial”

Publicado em: Acontece Braz Cubas, Destaque, Graduação Presencial, Institucional

Grupo irá visitar a cidade de Santiago do Chile entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro

Estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas partiram nesta quarta-feira (30/08) para Santiago do Chile, em uma viagem de estudos. Eles participam do 3º Workshop Internacional de Projeto Urbano e Arquitetônico realizado pela universidade, com o objetivo de dar continuidade às reflexões e eventuais propostas arquitetônicas e urbanas à realidade contemporânea das cidades latinas americanas.

O grupo de 40 alunos e quatro professores ficará na cidade de Santiago até o dia 03 de setembro. Nas duas primeiras edições do workshop, os estudantes e professores da Universidade Braz Cubas visitaram as cidades de Medellín, na Colômbia, em 2011, e Buenos Aires, na Argentina, em 2014.
 
“Atividades acadêmicas internacionais como essa, chamada de Workshop Internacional de Projeto Urbano e Arquitetônico, organizadas pela Universidade Braz Cubas, ampliam de maneira significativa a capacidade reflexiva de nossos alunos, além de contribuir ainda mais em sua formação acadêmica”, explica o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Dr. José Francisco Xavier Magalhães.

Etapas

O workshop é dividido sempre em três etapas: Introdução ao Território; Exploração do Território e Respostas ao Território. Na primeira, realizada entre maio e junho, os alunos pesquisaram sobre a cidade e a área de intervenção, além de construírem uma maquete física do local. Na fase de exploração, que acontece no fim de agosto, os estudantes irão visitar a área de intervenção e identificar problemas e potencialidades.

Já no segundo semestre, em encontros previstos aos sábados, acontecerá à terceira etapa do trabalho, que consiste na elaboração e desenvolvimento de diretrizes urbanas e arquitetônicas para a cidade visitada.

Os trabalhos resultarão em propostas que serão expostos e estarão abertos para a discussão da comunidade acadêmica, dentro da Semana da Arquitetura e Urbanismo da Universidade Braz Cubas, que será realizada entre os dias 06 e 10 de novembro no Campus.

 


Brazcubas - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade