Serviço Social


Tem por objetivo formar um profissional apto à execução, avaliação de planos, programas e projetos sociais, realizar pesquisas, intervir junto à população usuária do Serviço Social. O Assistente Social pode atuar nas áreas de assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e a garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade, realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de serviço social, desenvolver pesquisas com dimensão formativa e interventiva, atuar com ética e compromisso na sociedade.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação profissional é amplo e bastante diversificado. O profissional pode atuar tanto na esfera pública (federal, estadual, municipal) ou privada (empresas e instituições), ou em organizações do terceiro setor. O curso de Serviço Social forma profissionais para atuarem na área da saúde, assistência social, forense, empresas e esferas públicas, educacionais. Atendendo a demanda crescente, principalmente o Sistema Único de Assistência Social (CRAS, CREAS). No Terceiro Setor: ONGs, Associações, Instituições de Longa Permanência para Idosos e para Crianças, e Entidades afins.

Profª Dra. Silvia Carbone

Telefone:(11) 4791-8292 | (11) 4791-8238

Breve currículo: Graduada em Serviço Social pela PUC/SP. Mestre e Doutora em Ciências Sociais / Antropologia pela PUC/SP. Iniciou sua atuação profissional como Assistente Social em 1995.

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Res. CNS 196/96, II.4).

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS 196/96 e complementares), diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

Desta maneira e de acordo com a Res. CNS 196/96, “toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa” e cabe à instituição onde se realizam pesquisas a constituição do CEP.

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

Acesse o manual da CEP

CEP/UBC

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Braz Cubas - CEP/UBC conduz seus trabalhos atendendo as diretrizes do CONEP e atua com rigor ético contribuindo para o desenvolvimento das pesquisas e da preservação dos sujeitos de pesquisa.

Membros do CEP/UBC:

Professor Titulação Área de formação Curso de formação na graduação
Fábio Xavier de Melo Mestre Exatas Engenharia/ Física
Luciene Neves Mestre Saúde Enfermagem
Willian Akira Lima Shimizu Mestre Saúde Fisioterapia
André Willian Hollais Mestre Saúde Farmácia
Alexandre Rodrigues Mestre Saúde Farmácia
Fernanda Maria Duarte Rodrigues Doutora Saúde Farmácia
Bruno Bacci Doutor Exatas Engenharia Mecânica
Osmar Pastore Mestre Humanas Administração
Eliziane Jacqueline - relatora Mestre Humanas Psicologia
Silvia Carbone - coordenadora Doutora Humanas Serviço Social

Valor do Investimento

Consulte os preços no polo de sua candidatura. Consulte o contato dos polos.