Fale com a gente Onde Estamos 4791-8000
São Paulo e Região
Metropolitana
0800 19 61 44
Demais localidades
 

Acervo

Os acervos das Bibliotecas da Universidade Braz Cubas são compostos por documentos, ou seja, “qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagem entre outros”, abrangendo várias áreas do conhecimento humano.

Utiliza-se o Sistema   Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas - é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Adota-se a Classificação Decimal Universal – CDU para descrição temática dos livros visando à identificação e recuperação dos materiais bibliográficos nas estantes e a tabela de autor de Heloísa de Almeida Prado – PHA, para individualizar os autores dentro das diversas classes de assunto, isto é, dentro dos mesmos números de classificação.

Obs.: Para área de Odontologia utiliza-se a Classification for Dental Literature do autor Arthur D. Black, juntamente com a CDU , para possibilitar maior especificação dos assuntos.

Atualmente, o acervo é de livre acesso. Os usuários devem fazer o levantamento bibliográfico nos terminais de consulta do salão de leitura, e dirigir-se ao acervo para localização do documento.

1. LIVROS

Os livros são armazenados nas estantes em ordem crescente de número de classificação e de tabela de autor, seguindo as diretrizes da CDU e da PHA.

2. PERIÓDICOS

Uma série de periódicos de diversas áreas, científicos ou não, são assinados pela Universidade anualmente. As obras nacionais são adquiridas por meio de um contrato efetuado diretamente entre as editoras e a Biblioteca, as internacionais por meio de uma companhia de importação.

Os periódicos estão armazenados em caixas bibliográficas de aço com etiquetas frontais, identificando: número de classificação e título. Para a ordenação na estante, leva-se em consideração em primeiro lugar, o número de classificação (CDU), em seguida a ordem alfabética do título da revista.

3. POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

Os acervos das bibliotecas da Universidade Braz Cubas são atualizados continuamente segundo indicação de professores, coordenadores, diretores de ensino e extensão, bibliotecário e usuários.

A Biblioteca Central conta atualmente com uma verba mensal. As aquisições previstas no orçamento da Biblioteca são prontamente liberadas; já as aquisições não planejadas, são liberadas mediante justificativas de necessidades de aquisição e disponibilidade de liberação de verba da Universidade.

Os solicitantes devem preencher o formulário de “Requisição de Obras” da Biblioteca. No caso de sugestões de professores, estes encaminham a solicitação ao coordenador do curso, para que o mesmo possa analisar o pedido e dar seu parecer, em seguida enviam o formulário à Biblioteca Central. Quando a sugestão parte dos usuários e/ou da biblioteca, a Bibliotecária-Chefe analisa o pedido juntamente com o Coordenador da área a qual o documento interessa.

De posse do formulário de solicitação de Obras devidamente preenchido, a Biblioteca, encaminha o formulário de Requisição de Obras ao Diretor de Ensino e Extensão para conhecimento e assinatura, que posteriormente o será encaminhado ao Pró-Reitor Financeiro para providenciar/autorizar a compra; não sendo aprovado é comunicado ao solicitante.
© UBC - Universidade Braz Cubas Todos os direitos Reservados.